sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Semana Mundial do Aleitamento Materno 2012


Olá meninas, desde o dia 01 até o dia 07 de agosto comemora-se em mais de 170 países, a SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO (A World Breastfeeding Week) que foi criada em 1948 com o intuito de fazer campanhas e diminuir a mortalidade infantil, uma vez que o leite materno é a principal fonte de alimentação saudável para um bebê. O tema deste ano é "Amamentar hoje é pensar no futuro".

Mas você sabe quais as vantagens da amamentação? Acha que este gesto faz bem somente para o bebê? Nananina rsrs. Vejam estas informações encontradas no site Nutriweb.org

Vantagens para o bebê
• O leite materno, contém todos os nutrientes de que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida:
• Tem água em quantidade suficiente; mesmo em clima quente e seco o bebê que apenas mama no seio não precisa nem mesmo de água !
• Contém proteína e gordura mais adequadas para a criança;
• Vitaminas em quantidades suficientes. Não há necessidade de suplementos vitamínicos;
• Embora não possua grande quantidade de ferro, este é bem absorvido no intestino da criança;
• Quantidades adequadas de sais, cálcio e fósforo;
• É de fácil digestibilidade, sendo portanto mais facilmente absorvido pelo bebê o qual mama com maior frequência do que aquele que toma mamadeira.
• De uma forma geral, as crianças que mamam no peito são mais inteligentes.
• Aumenta o laço afetivo mãe-filho, fazendo o bebê sentir-se amado e seguro: crianças que mamam no peito tendem a ser mais tranquilas e mais fáceis de socializar-se durante a infância.
• Facilita a liberação de mecônio (as primeiras fezes do bebê), diminuindo o risco de icterícia e protegendo contra obstipação (prisão de ventre).
• O leite materno promove o crescimento no intestino da criança de microrganismos (lactobacillus) que fermentam o açúcar do leite (lactose) tornando as fezes mais freqüentes e menos consistentes, pricipalmente nas duas primeiras semanas de vida. Estes microrganismos impedem que outras bactérias se instalem e causem diarréia.
• Leite materno contém endorfina, substância química que ajuda a suprimir a dor.
• Crianças que tomam mamadeira têm maior risco de obesidade na vida adulta.
• O leite materno protege o bebê de infecções (especialmente diarréias e pneumonias);
• Possui anticorpos, leucócitos e outros fatores anti-infecciosos, que protegem contra a maioria das bactérias e vírus. Portanto, crianças que mamam no peito tem risco 11 vezes menor de morrer por diarréia, 4 vezes menor de morrer por pneumonia do que os bebês alimentados com leite de vaca ou artificiais.
• Nos bebês, o ato de sugar o seio é importante para o desenvolvimento da mandíbula, dentição e músculos da face, contribuindo também para outros benefícios, como o bom desenvolvimento da fala.
• O leite materno protege a criança contra alergias.

Vantagens para a mãe

• Diminui o tempo de sangramento pós-parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal :
Quando a criança suga, a hipófise posterior da mãe é estimulada a produzir um hormônio (ocitocina) que contrai o útero diminuindo o sangramento e favorecendo que o útero volte mais rapidamente ao volume normal.

• Ajuda a mãe a voltar mais rápido ao peso pré-gestacional :

Durante o último trimestre da gestação a mulher acumula energia sob a forma de gordura para cobrir os gastos calóricos com a amamentação. E, calcula-se que a mulher que amamenta exclusivamente gasta 704 Kcal/dia. Portanto, a amamentação ajuda a mãe a voltar mais rápido ao seu peso pré-gestacional uma vez que gasta as Kcalorias acumuladas.

• É um método natural de planejamento familiar (evite novas gestações) :
O aleitamento materno exclusivo em sistema de livre demanda (inclusive durante a noite), nos seis primeiros meses após o parto, desde que não surja menstruação, é um bom método de planejamento familiar (MÉTODO DA AMENORRÉIA DA LACTAÇÃO), com falha estimada inferior a 1,8%.

• Pode reduzir a chance de câncer de ovário e de mama :
Estudos de populações demonstraram que mulheres que amamentaram com maior freqüência e por mais tempo, tiveram menor risco de câncer de ovário e de mama.

• É mais fácil e prático para a mãe :
Está sempre pronto e na tempratura certa. Não se erra no preparo e nem há risco de contaminação. Não necessita de utilização de recursos domésticos para sua aquisição.

• Aumenta o vínculo afetivo mãe-filho :
Estudos tem demonstrado que o contato do bebê com peito e o estímulo da amamentação na primeira hora após o parto, favorece o êxito da amamentação, prolongando o seu tempo e diminuindo o risco de abandono de crianças.

Vantagens para a família
• A amamentação é mais econômica para a família. No Brasil, um bebê pode custar metade de um salário mínimo por mês (incluindo mamadeiras, bicos, leites infantis, complemento, gás, remédios etc.);
• Como os bebês amamentados adoecem menos, os pais desses bebês têm menos problemas cuidando de crianças doentes, isso significa mais tempo para toda a família;
• Melhora a qualidade de vida das crianças e de toda a família.


Vantagens para o planeta
• Amamentar é um Ato Ecológico! Se cada mulher dos EUA desse mamadeira ao seu bebê, seria preciso quase 86,000 toneladas de alumínio para produzir 550 milhões de latas por ano. Se cada mulher da Inglaterra amamentasse, seriam economizados 3000 toneladas de papel para os rótulos dos leites infantis.
• Mas o leite não é o único problema. mamadeiras e bicos são feitos de plástico, vidro, borracha e silicone.A produção desses materiais é cara e constantemente não são reaproveitados. Todos esses produtos usam recursos naturais, causam poluição na sua produçao e distribuição, e também criam um lixo no seu empacotamento, promoção e exposição.

Viu? Um pequeno e lindo gesto que pode ajudar muitas pessoas. Mas como sabemos, algumas mamães não conseguem alimentar seus bebês devido à falta de leite ou então alguns bebês ficam sem as mamães ou infelizmente são abandonados por elas e assim não terão acesso à este bem, porém hoje em dia existe também a doação de leite materno, quem tem bastante leite e quer ajudar segue passos:

Confira o passo a passo dessa doação:

1. Escolhendo e esterilizando os frascos

Os frascos utilizados devem ser de vidro, com tampa plástica. Para esterilizá-los, remova a etiqueta e papelão e lave-os com água e sabão. Em seguida, coloque o vidro e a tampa em uma panela coberta com água e deixe ferver por 20 minutos. Escorra toda a água da panela. Quando o frasco estiver seco, tampe-o e coloque uma etiqueta na qual você deve escrever o seu nome e data da coleta.

2. Recomendações para a ordenha

Para fazer a ordenha (tirar o leite), prenda os cabelos ou use uma touca. Lembre-se sempre de lavar as mãos com água e sabão e de evitar conversas (ou, então, use uma máscara). Não fume.

Se você preferir usar uma bomba tira-leite, deverá fervê-la por 20 minutos, usando a mesma técnica da esterilização dos frascos.

3. Como fazer a ordenha

Faça massagens circulares nas mamas com a ponta de dois ou três dedos, começando pela aréola, e movimentos de apertar e soltar. O leite começará a sair. Posicione os dedos no limite da aréola, puxe os dedos contra você e faça os movimentos de apertar e soltar para o leite sair. Para limpar as mamas utilize as primeiras gotas de leite e, depois disso, recolha o leite diretamente no frasco esterilizado.

4. Como guardar o leite retirado

Assim que você terminar de retirar o leite, escreva seu nome e data da primeira coleta na etiqueta, leve imediatamente ao freezer ou ao congelador. Evite deixar o vidro que contém o leite encostado em outros alimentos.

Serviço

As mulheres que desejam doar leite devem ligar para 08000-268877 e informar os dados solicitados para o preenchimento do cadastro. O Banco de Leite entrará em contato na véspera da visita domiciliar. As mulheres que tenham dúvidas ou dificuldades em amamentar também podem entrar em contato pelo mesmo telefone, ou procurar um Banco de Leite em sua região, no site da rBLH, através do link Encontre o BLH mais próximo de você

É fácil e não custa nada.

Para quem se interessa, em algumas cidades estão ocorrendo alguns eventos, procure a secretaria de saúde de sua cidade para informações.


Desculpem pelo post tão "CTRL+C CTRL+V", mas é que ultimamente eu e a Cecília andamos meio ocupadinhas, com as coisinhas do quarto, enxoval e principalmente o Chá de Bebê que está chegando e ainda estamos num empasse, mas pelo menos a cor decidimos: ROSA E MARROM, apesar que hoje em dia virou moda, mas é lindo, depois vou postando as coisinhas para vocês.

Então é isso mamães...amamentem seus filhos com gosto, pois este é o maior bem que vocês podem fazer a eles e quem tem de sobra, doe!

Beijos meu e da Cecília!

0 comentários:

Postar um comentário